quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

morre Peter Yates (1929 – 2011)

Neste último domingo (9), em Londres, o cineasta britânico Peter Yates morreu aos 82 anos. Yates dirigiu muitas séries de TV, mas é mais conhecido nos cinemas pelo seu primeiro longa-metragem norte-americano Bullit (1968).

O filme ganhou o Oscar de Melhor Edição e quatro Globos de Ouro: direção, montagem, trilha sonora e ator coadjuvante para Robert Vaughan. Bullit ainda traz no elenco a atriz Jacqueline Bisset, musa de Yates.


Na trama, o senador Walter Chalmers, vivido por Robert Vaughan, é um político que comanda uma investigação sobre a máfia. Ele pede à polícia de São Francisco para escoltar Johnny Ross, testemunha chave e irmão de Pete Ross, o chefão de Chicago. O tenente Bullit, protagonizado por Steve McQueen, fica encarregado da segurança de Johnny e o leva para um hotel, onde o vigiam. Porém, o quarto é invadido por dois pistoleiros que atiram e matam Ross. Bullit desconfia de algo errado e não quer que os bandidos saibam da morte de Ross. Com a ajuda de um médico, consegue esconder o corpo enquanto investiga os rastros dos assassinos.


Uma das cenas mais famosas deste filme é a da perseguição automobilística por São Francisco, com os veículos em alta velocidade.


Em John e Mary (1969), Dustin Hoffman e Mia Farrow se conhecem em um bar, dormem juntos e aproveitam o dia seguinte para se conhecerem melhor.


O Vencedor (1979), indicado ao Oscar de Melhor Diretor e Melhor Produtor, conta a história de quatro adolescentes norte-americanos, que concluíram o ensino médio e não sabem o que querem fazer da vida. Estrelado por Dennis Christopher, Dennis Quaid, Daniel Stern, em seu primeiro papel no cinema, Jackie Earle Haley, Barbara Barrie e Paul Dooley.


Também indicado ao Oscar de Melhor Diretor e Melhor Produtor, O Fiel Camareiro (1983) traz a história de um ator veterano cujo assistente gay fará de tudo para ajudá-lo em sua performance em O Rei Lear.


Em Sob Suspeita (1987), a defensora pública Kathleen Riley (Cher) é advogada de Carl Wayne Anderson (Liam Neeson), um indigente surdo-mudo, preso por assassinato. Porém, ela duvida se ele realmente é culpado e decide achar o verdadeiro assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário