segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

morre Maria Schneider (1952 - 2011)

Aos 58 anos, Maria Schneider morreu após sofrer com câncer. Ela já estava há um tempo hospitalizada em Paris. A atriz sempre é relacionada ao papel que desempenhou em Último Tango em Paris (1972), de Bernardo Bertolucci, conhecido como "o filme da manteiga" pela sua forte cena de estupro. Aliás, esta cena não estava no roteiro da produção e foi improvisada no próprio set de filmagens.


Maria tinha apenas 19 anos quando atuou ao lado de Marlon Brando neste filme. Na época, o longa foi censurado em diversos países, inclusive o Brasil por causa das cenas de sexo. Na Itália, o diretor Bertolucci recebeu uma sentença de prisão por obscenidade e foi proibido de votar por cinco anos.

No filme, Brando é um norte-americano de meia idade cuja mulher se suicidou. Maria é uma parisiense que está prestes a se casar. Os dois se encontram pois estão interessados em comprar o mesmo apartamento. Daí, começa toda a relação carnal com a condição de que eles não podem saber nada um do outro. Talvez por ódio desse estigma na sua carreira, Maria declarou uma vez que esse filme a fez sentir-se humilhada e que arruinou sua vida. Ela descreveu Bertolucci como um gângster e cafetão e se recusou a falar com ele por 15 anos.


Três anos depois, ela ressurgiu em O Passageiro - Profissão: Repórter, de Michelangelo Antonioni. Maria interpreta uma jovem turista inglesa, sem nome, que aceita ajudar o jornalista vivido por Jack Nicholson a escapar de seus conhecidos após trocar de identidade.

A atriz ainda trabalhou em mais de 50 produções em cinema e na TV europeia, mas nada tão relevante quanto esses dois longas (estou certa?). Ela me despertava interesse por não ser uma atriz bela, mas com um ar muito misterioso e desligado. Sua última aparição foi no filme francês Cliente (2008) até Maria descobrir sua doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário