segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

22 filmes que prometem

O Time Out London selecionou 22 longas-metragens para cinéfilos e todo o público ficar ligado neste ano. Talvez alguns cheguem ao Brasil somente em 2012. Abaixo, veja a lista feita pelos críticos do site:

1) O Congresso, de Ari Folman


Após o sucesso do filme Valsa com Bashir (2008), animação para adultos indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o cineasta israelense Ari Folman promete seguir com o mesmo estilo em sua nova produção. O Congresso é adaptação de um conto do escritor polonês Stanislaw Lem, conhecido pelo romance de ficção científica Solaris (1961). A trama se passa em uma realidade distópica, em que drogas alucinógenas desempenham um papel importante no cotidiano. Boatos dizem que, em 2010, uma primeira versão do filme foi exibida para curadores do Festival de Cannes.

Assista a trechos do filme:



2) A Pele Que Habito, de Pedro Almodóvar


Após um intervalo de dez anos, o cineasta espanhol volta a trabalhar com o galã Antonio Banderas - a última parceria foi em Ata-me! (1990). Nesta produção, o ator viverá um cirurgião plástico que trabalha na criação de uma pele com a qual poderia salvar sua mulher Eva (Elena Anaya), vítima de um acidente de carro. A história é inspirada no romance Tarântula, do escritor francês Thierry Jonquet, e parte das filmagens ocorreu em Santiago de Compostela, na Espanha. A Pele Que Habito promete ser um dos filmes mais perturbadores de Almodóvar e tem sua data de estreia prevista para março, na Espanha, e provavelmente estará no Festival de Cannes em maio.

3)
The Deep Blue Sea, de Terence Davies

A nova produção de um dos maiores cineastas britânicos vivos, Terence Davies, é uma grande promessa para 2011. O filme marca a versão altamente personalizada de Davies da peça de teatro escrita por Terence Rattigan, de 1952, que já recebeu uma adaptação para as telas em 1955 pelo diretor russo expatriado, Anatole Litvak. Sobre um triângulo amoroso em meio às ruínas do pós-guerra em Londres, o longa é primeiramente uma ode à expressão feminina suprimida e, naturalmente, possui uma memória visual rapsódica, característica de Davies. A atriz Rachel Weisz interpreta o papel principal da socialite Hester Collyer, casada com um juiz da alta corte e se apaixona pelo ex-piloto Freddie Page. Tom Hiddlestone e Simon Russell Beale vivem os homens que ela precisa escolher.

4)
Melancholia, de Lars von Trier

Elenco do filme ao lado do diretor (de vermelho)


Este parece ser o projeto mais ambicioso tecnicamente do diretor dinamarquês Lars von Trier até hoje. Após tanto fugir dos valores primitivos de produção de seus primeiros trabalhos, como Os Idiotas (1998), Trier parece ter voltado a esse estilo original. Na trama de Melancholia, um grupo de pessoas infelizes está fugindo da Terra devido ao mero fato de que ela está em rota de colisão com outro planeta. Kirsten Dunst, que, em uma entrevista, descreveu Trier como "o melhor diretor com o qual ela já trabalhou", interpreta o papel principal. Ao lado dela estão Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Stellan Skarsgard, Corbet Brady, entre outros. No Reino Unido, a estreia está agendada para o dia 1º de julho de 2011.

5)
A Dangerous Method, de David Cronenberg


Aqueles que esperam a volta de David Cronenberg às suas raízes de horror devem se preparar para a decepção. Nesta produção, o cineasta se vira para o Reino Unido em uma imponente cinebiografia histórica sobre as relações turbulentas entre o psiquiatra Carl Jung, seu respeitado mentor Sigmund Freud e a perturbada mulher que se coloca entre eles. Terceira colaboração com Cronenberg, Viggo Mortensen estrela como Freud, ao lado de seu parceiro de Senhores do Crime (2007), Vincent Cassell, como o analista austríaco Otto Gross. Completa o elenco Keira Knightley, como o interesse amoroso, e Michael Fassbender, como Jung, além de diversos talentos europeus nos papéis menores.

6) Wuthering Heights, de Andrea Arnold

O romance O Morro dos Ventos Uivantes ganhou milhares de versões cinematográficas. A última foi em 1992, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche

Duas obras literárias das irmãs Brontë vão ganhar versões cinematográficas em 2011: além da trama sobrenatural Jane Eyre, dirigida por Cary Fukunaga, o clássico O Morro dos Ventos Uivantes será filmado por Andrea Arnold, diretora de Fish Tank (2009). Para aqueles que não conhecem, a história desenrola-se entre o mal-humorado Heathcliff, que será vivido pelo novato James Howson, o primeiro ator negro a interpretar o papel, que tem uma relação romântica carregada e rebelde com a senhorita certinha Catherine Earnshaw, interpretada pela igualmente desconhecida Kaya Scodelario, da série britânica Skins. Qualquer pessoa familiarizada com os trabalhos anteriores de Andrea sabe que este não será um tradicional filme no estilo BBC: pode esperar performances naturalistas, muitas dramatizações pesadas e um inferno a cada pontapé emocional.

7) Coriolanus, de Ralph Fiennes



Para sua estreia na direção, Ralph Fiennes reúne uma manta de retalhos, com diversos homens carrancudos e musculosos, em uma adaptação moderna de uma das tragédias de Shakespeare menos conhecidas, encharcada de sangue. Fiennes faz o papel principal do general de batalhas, que se recusa a fazer o jogo político e provoca uma revolta nas ruas de Roma. Neste caso, a majestade do mundo antigo foi trocada por um campo de batalhas do Leste Europeu. Fiennes rodou o filme em Belgrado e traz um elenco cheio de testosterona, com Gerard Butler, William Hurt, Eddie Marsan e Brian Cox. O filme terá sua estreia mundial em Berlim, em fevereiro deste ano.

8)
A Árvore da Vida, de Terrence Malick


Seis anos após seu último filme, O Novo Mundo (2005), Terrence Malick volta às telas com a super produção A Árvore da Vida, estrelada por Brad Pitt, Sean Penn, entre outros novos talentos. A trama traz um conto da juventude e da inocência perdida, do envelhecimento e arrependimento, modernidade e milagres dos anos 1950 na América do Meio-Oeste. O novo filme de Malick retorna ao período e local de sua primeira e melhor obra, Terra de Ninguém (1973). No trailer, dá para perceber que a fotografia é surpreendente e que as atuações são sólidas e profundas. Previsto para estrear em maio.

Assista ao trailer:



9) The Woman in the Fifth, de Pawel Pawlikowski

Ethan Hawke ao lado do diretor, no set de filmagens

Pawel Pawlikowski, cineasta que começou com documentários e passou para a ficção, retorna aos cinemas com a adaptação de um romance escrito por Douglas Kennedy, em 2007, sobre um ‘flâneur’ casado e professor de cinema (Ethan Hawke), que se muda para Paris após um escândalo em sua casa, em Ohio, e é rapidamente seduzido por uma misteriosa emigrante húngara, interpretada por Kristin Scott Thomas. O filme foi rodado em Paris e não tem previsão de estreia.

10)
Senna, de Asif Kapadia


Os brasileiros foram privilegiados em assistir ao documentário Senna antes de todos. Lá fora, o filme ganhou como Melhor Documentário no Festival de Sundance, agora em janeiro, os japoneses poderão conferir logo após o Grand Prix do Japão, e, no Reino Unido, deve entrar em cartaz em julho. O documentário sobre a vida de Ayrton Senna, que morreu no GP de San Marino em 1994, é extremamente emocionante. Além de mostrar o grande ser humano e o herói brasileiro que ele foi, é um retrato de um homem que se esforçou para ser campeão mundial e que constantemente lidava com a questão da morte.

11)
We Need to Talk About Kevin, de Lynne Ramsay


A diretora Lynne Ramsay impulsionou sua carreira com dois filmes notáveis: Ratcatcher (1999) e Movern Callar (2002). Porém, por causa do seu estilo cinematográfico meio intransigente ela perdeu o direito de dirigir o filme Um Olhar do Paraíso, que ficou nas mãos de Peter Jackson. Agora Lynne está de volta em uma adaptação assombrosa do romance Nós precisamos falar sobre Kevin, de Lionel Shriver, que narra as consequências de um massacre em uma escola de ensino médio a partir da perspectiva da mãe do assassino.

12)
W.E, de Madonna

Abbie Cornish está no elenco de W.E

A primeira incursão de Madonna como cineasta, com a comédia Filth and Wisdom (2008), foi uma calamidade, então estamos diante de uma segunda chance. W.E tem sido descrito como um drama romântico em dois níveis, que estabelece o namoro entre Edward VII e Wallis Simpson, contraposto ao de um casal contemporâneo. Certamente soa ambicioso.

13)
The Future, de Miranda July


Em 2005, a artista Miranda July dirigiu a comédia colorida Eu, Você e Todos Nós, e agora lança sua tardia continuação, The Future, que passou por Sundance e, em breve, estará no Festival de Berlim. Miranda descreve seu filme como uma comédia dramática sobre um casal, por volta dos seus 30 anos, cujo futuro é colocado em perigo devido ao seu “estado de existência dos sonhos".

14)
Super 8, de J.J. Abrams


Em um dos grandes golpes de marketing dos últimos tempos, o primeiro trailer misterioso dessa produção de Spielberg, dirigida por JJ Abrams (criador da série Lost), foi divulgado na internet em maio de 2010, antes mesmo da fotografia principal ter sido feita. As primeiras imagens do longa foram divulgadas em um comercial de 30 segundos exibido no intervalo do Super Bowl. A produção é ambientada no fim dos anos 70 e gira em torno de um grupo de seis garotos que uma noite vão a uma área rural tentar fazer seu próprio filme de terror com uma câmera super 8. Enquanto a câmera está ligada, acontece uma tragédia: um caminhão e um trem colidem. E na cena do acidente surge uma criatura não-humana.

15)
Your Highness, de David Gordon Green


O diretor David Gordon Green e duas das estrelas (James Franco e Danny McBride) da comédia mais maluca de 2008, Segurando as Pontas, se reúnem para esta nova insanidade medieval. O que é mais notável é que eles conseguiram arrastar queridinhos do Oscar, como Natalie Portman, Damian Lewis e Toby Jones, para essa fantasia doida. Franco interpreta Fabious, um jovem príncipe, cuja noiva (Zooey Deschanel) é sequestrada por forças obscuras, mandando-o em uma missão para resgatá-la acompanhado de seu irmão maconheiro Thadeous (McBride).

Assista ao trailer:




16) Cowboys and Aliens, de Jon Favreau


O título pode soar estranho, como um “lançamento direto em DVD”, mas há bastante expectativa e talento envolvido nessa produção. Para começar, é dirigido por Jon Favreau, que alcançou sucesso por Homem de Ferro. O roteiro foi escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzmann, que fizeram renascer a franquia Star Trek (mas também escreveram Transformers: A Vingança dos Derrotados). E o elenco é um sonho: o James Bond e o Indiana Jones juntos e nomes como Paul Dano, Sam Rockwell, Clancy Brown e Keith Carradine, e cenários explosivos que vão dar muito trabalho a Harrison Ford e Daniel Craig. Portanto, mesmo se o filme for apenas um bando de foras da lei grisalhos trocando tiros em algumas luzes piscando no céu, não há razão para ele falhar.

17)
The Rum Diary, de Bruce Robinson


Outro projeto de longa gestação, desta vez para o escritor-diretor Bruce Robinson e o astro Johnny Depp, cuja amizade com o falecido encrenqueiro Hunter S Thompson levou a esta adaptação de uma de suas obras mais amadas. No longa, Depp interpreta Paul Kemp, um jornalista americano que viaja para Porto Rico para escrever.

18)
Tintin and the Secret of the Unicorn, de Steven Spielberg


Você espera três anos para um novo filme de Steven Spielberg e aí dois surgem juntos de uma vez. Spielberg retorna com uma divertida produção infanto-juvenil, adaptando Tintin e o Segredo do Unicórnio. Como tem sido amplamente divulgado, Tintin marca a primeira colaboração entre Spielberg e seu oposto Peter Jackson, em uma versão animada da série de aventura adolescente pré-guerra de Hergé. O estilo de animação pode ser um pouco enjoado de se ver, mas com todo esse talento envolvido (deve-se mencionar também os escritores Edgar Wright e Joe Cornish e os dubladores Andy Serkis, Daniel Craig, Jamie Bell e Simon Pegg) será um sucesso para todas as idades.

19)
War Horse, de Steven Spielberg


War Horse é mais sombrio: adaptado do romance best-seller de Michael Morpurgo, que narra o conto de um menino que vai para as trincheiras de Flandres, em 1915, para resgatar seu amado cavalo. O filme conta com um extraordinário elenco de atores britânicos, incluindo David Thewlis, Emily Watson, Peter Mullan e Tom Hiddleston, e promete ser um favorito ao Oscar.

20)
Tinker, Tailor, Soldier, Spy, de Tomas Alfredson


Gary Oldman vive o icônico espião George Smiley no novo filme do diretor de Deixe Ela Entrar (2008), Tomas Alfredson, sobre o clássico da Guerra Fria do escritor John Le Carré. Apoiado por um elenco poderoso, incluindo Colin Firth, Kathy Burke, Stephen Graham e Mark Strong, Oldman vai ter que se superar em um papel antes desempenhado por Alec Guiness. Em uma entrevista, Colin Firth mostrou confiança: "Guinness era um gênio incrível, mas eu acho que Gary fez absolutamente do seu modo".

21)
Shame, de Steve McQueen


Por um longo tempo, muitos pensaram que o artista Steve McQueen estivesse planejando uma continuação de seu polêmico Hunger (2008), um retrato da greve de fome de Bobby Sands, ativista do IRA (Exército Republicano Irlandês), com um filme sobre o pioneiro do afrobeat nigeriano Fela Kuti. Mas veio à tona que McQueen está trabalhando novamente com a estrela Michael Fassbender, neste drama contemporâneo sobre um novaiorquino de 30 e poucos anos cuja vida sexual torna-se confusa quando sua irmã mais nova, Carey Mulligan, vai morar com ele.

22)
Hanna, de Joe Wright


Joe Wright afasta-se dos dramas Orgulho e Preconceito (2005) e Desejo e Reparação (2007) para dirigir um thriller de ação. Hanna traz Saoirse Ronan como uma adolescente assassina que se esconde em um terreno baldio na Finlândia com seu pai e professor, interpretado por Eric Banna. Quando a CIA é notificada de seu paradeiro, a personagem de Cate Blanchett sugere que pode haver mais em Hanna do que apenas uma simples máquina de assassinato. O filme está programado para lançamento em 11 de abril nos EUA e no Reino Unido, sem previsão para passar em festivais.

Assista ao trailer:



Fonte: Time Out London

Nenhum comentário:

Postar um comentário